Resenha: Por você – Silvana Barbosa

Editora Portal, selo Reino, 190 páginas

A partir do momento em que o libertino Tristan Smith convida a inexperiente Juliet Fiennes para dançar, tudo o que poderia ser considerado tradicional cai por terra. Desde a forma como ele a conduz durante o bailado, até o modo como a pede em noivado, nada entre eles ocorre segundo as normas vigentes da época. E exatamente por isso o amor floresce espetacularmente entre os dois. Usando de todos os métodos de sedução, o jovem empresário de origem nobre dribla seus rivais, e consegue vencer as resistências da dama, provando seu valor e enfim conquistando seu coração.

Mas quando tudo parece perfeito e encaminha-se para o final feliz típico dos contos de fadas, o inesperado acontece, e tudo muda. Como poderá o casal lidar com as dificuldades que surgem em seu caminho tentando mudar seu destino e destruir sua bela história de amor?

Nesse romance, onde a força da persistência se entrelaça com a beleza do amor, descubra que às vezes o destino pode ser surpreendente!

Por você é o primeiro livro da série Libertinos, da autora Silvana Barbosa. Eu já perguntei para a autora se os outros volumes da série seriam publicados em formato físico e sim, eles serão todos publicados pela editora Portal 🙂 Enquanto eles não chegam, contudo, vamos nos ater a história de Por você, que nos trás a história de Tristan e Juliet. Olha que fofura a abertura dos capítulos (e o marcador autografado que veio junto com o livro):

Tristan Wagner Smith é um empresário bem-sucedido, dono de uma rede de confeitarias de Londres. Além disso, Tristan é o herdeiro aparente de um baronete, o que faz dele, junto de sua excelente aparência, um ótimo partido… apesar de ser conhecido entre a alta sociedade como um libertino. Juliet Fiennes, por sua vez, é uma dama bem-nascida, filha de um almirante e sobrinha de lorde Grenville, e dona de uma aparência que acaba atraindo muitos olhares masculinos durante os bailes. Em um desses bailes, Tristan nota Juliet sentada em um canto e pede uma dança, que lhe é concedida. Tristan se encanta por Juliet, Juliet se encanta por Tristan e daí nasce uma corte pra lá de inconvencional, mas muito divertida. Tristan é um galanteador nato e seu senso de humor combina perfeitamente com o humor espirituoso de Juliet, mas quando nós achamos que tudo está se encaminhando bem, somos pegos de surpresa por uma tragédia que pode ameaçar o final feliz do casal apaixonado.

Eu preciso ser sincera. De início, eu senti um pouco de antipatia por Tristan e todos os seus amigos libertinos… achei que a “libertinagem” deles era até um tanto forçada e fiquei me perguntando se ia conseguir torcer por Tristan e Juliet. Sim! Ele acabou me conquistando, apesar de ter me irritado um tantinho rs. Quanto aos outros… alguns eu acabei gostando, outros não muito. Como o marquês de Brighton, que é o protagonista do segundo livro. Mas eu tenho certeza de que ele vai conseguir me surpreender positivamente… hehe. Outra coisa que me incomodou um pouquinho, foi a maneira que o marquês de Brighton é tratado pelos outros personagens. Chamado pelos amigos pelo sobrenome, de “Sua Graça” por Juliet, enfim… um pouquinho mais de atenção nisso seria melhor, mas eu sei também que muita gente não liga né?

Deixando de lado esses dois pontos, eu adorei o livro! Silvana Barbosa escreve muito bem e de forma muito agradável, e quando você vê o livro já está no fim. E ela tem um talento muito especial para diálogos. Quantos diálogos divertidos e inteligentes, escritos em uma linguagem mais clássica, o que dá um ar totalmente romântico para o livro. Amei mesmo e não poderia deixar de elogiar. Afinal, nada melhor do que um livro bem escrito.

Sobre a história em si, quando achei que tudo ia pender para um clichê, acabei me deparando com uma história que não havia passado pela minha cabeça. Melhor dizendo, eu sabia que alguma coisa ia acontecer, pois está na sinopse, mas achei que a autora conseguiu criar uma reviravolta bem original. Um outro ponto positivo que sempre chama a minha atenção: os personagens são descritos como uma coisa e agem como tal. Tristan, apesar de amar Juliet, não deixa de lado seu lado “inconvencional” de ser e Juliet, apesar de apaixonada, não deixa que a relação a impeçam de exprimir toda a sua personalidade e sua força. Os dois são ótimos juntos, e nos proporcionam momentos apaixonantes, engraçados e, por vezes, turbulentos.

Se você é fã de romance de época, não deixe de ler esse livro.

Com carinho, Roberta.

P.s: a editora Portal está arrasando nas capas né? Olha que capa maravilhosa!

Postado por: Roberta Ouriques

Comentários

Posts relacionados