Resenha: Volte para mim – Paola Aleksandra

Editora Planeta, Selo Essência, 302 páginas

Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido.

Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos antes ela escolheu deixar para trás.

A primeira coisa que me atraiu em Volte para mim foi a capa. Achei linda e de muito bom gosto. O mais legal, contudo, eu acabei descobrindo só depois de terminar a leitura: uma relação bem forte entre a história e a imagem escolhida. E isso só aumentou o prazer que eu tive em ler esse romance.

O primeiro livro da autora Paola Aleksandra traz a história de Brianna Hamilton, uma garota nascida na nobreza. Nas veias dela, corre um sangue ducal (por parte de pai) e um sangue escocês (por parte de mãe), e Brianna sempre se viu dividida entre esses seus dois lados. Tudo corre às mil maravilhas até que certos acontecimentos e descobertas fazem com que Brianna seja forçada a fazer uma escolha que muda sua vida para sempre e, após onze anos afastada de sua casa e de sua família, Brianna precisa reaprender como é estar rodeada daqueles que mais ama e conquistar a confiança daqueles que acabou deixando para trás: inclusive seu primeiro amor, Desmond.

Brianna é um encanto sem fim. Forte e divertida em medidas precisas, ela vai te convidar a refletir sobre muitos aspectos da vida enquanto nos narra, em primeira pessoa, sua saga para conseguir voltar a chamar sua antiga casa de lar. Quando ela retorna de seu refúgio escocês, a situação da casa Hamilton está para lá de caótica (eu não posso falar mais para não estragar a leitura daqueles que não leram). Junto de todos os problemas familiares, Brianna descobre que Desmond Hunter, seu primeiro e inesquecível amor, também retornou para o vilarejo de Durham, no norte da Inglaterra e precisa forçar seu próprio coração a lidar com as sensações que esse reencontro provoca.

Desmond não fica menos impactado com a proximidade de sua amada. Acompanhado de seu cachorro, Pie, e de seus dois irmãos um tanto quanto impertinentes, ele também precisa lidar com todos os sentimentos que voltam sem piedade para seu coração assim que descobre que Brianna está de volta. Verdade seja dita, eu senti um pouco de falta de mais capítulos ou passagens no ponto de vista de Desmond, mas, em compensação, achei que as vezes em que ele assume as rédeas foram perfeitas. Momentos bem estratégicos mesmo. E gostei muito dele. Desmond é sensível (embora não queira deixar transparecer, né?), batalhador e muito honrado.

A história de Brianna e Desmond é linda. Dramática? Sim (rs), mas linda. Os dois sempre foram melhores amigos e dessa amizade surgiu um amor capaz de esperar durante anos. Eles são pessoas machucadas pelo tempo e vítimas da desilusão, mas, apesar de todos os pesares, nunca deixaram de nutrir um carinho verdadeiro um pelo outro. Eu gostei muito desse ponto. Como o livro contém alguns flashbacks, nós podemos conhecer a Brianna e o Desmond de antes, e isso só faz aumentar a torcida para que no final tudo dê certo para o casal. Ah, e e devo dizer que esse livro contém uma das cenas românticas mais bonitas que eu já li, quando a Brianna descobre que Desmond pode ser mais do que um amigo. Aqui vai um pedacinho:

Fechei os olhos e ordenei que meu corpo freasse tamanha confusão de sentimentos. Afinal, era apenas Desmond, meu melhor amigo desde sempre! (página 150)

Mas, mais do que um romance sobre o amor entre um homem e uma mulher, esse é um romance sobre todos os tipos de amor: entre pais e filhos, avós e netos, irmãos e irmãs, amigos e amigas, namorados e namoradas. E esses relacionamentos não são apenas um plano de fundo para a história, mas sim uma parte essencial da protagonista. Eu achei isso muito legal. A autora disseca os sentimentos da personagem principal sob todos esses aspectos, e fica impossível não gostar da Brianna.

No fim, ela é a grande estrela do livro. Mas outros personagens também têm seus momentos, viu? Começando com Malvina, a irmã de Brianna, que merece, sem sombra de dúvidas, um livrinho só para ela (Paola Aleksandra, esse foi um recado para você!).

Eu indico Volte para mim de olhos fechados para todo mundo que gosta de um bom romance de época. A Paola escreve de um jeito cativante e eu achei que ela conseguiu trabalhar todos os temas do livro com uma delicadeza encantadora. Durante a leitura, você vai relaxar, se contagiar, se apaixonar e se encantar e eu realmente acredito que todo mundo vai terminar o livro com mesmo gostinho de quero mais que eu 🙂

Espero que tenham gostado!

Com carinho,

Roberta.

Postado por: Roberta Ouriques

Comentários

Posts relacionados