Um salão de baile no período da regência era um ambiente cuidadosamente controlado por rigorosas regras de etiqueta. Salões públicos, desde o Almack’s até salões de pequenas cidades como Basingstoke e Ramsgate, tinham estatutos minuciosos, e a não observância das regras resultava em multas ou na desfiliação do membro. Os estatutos abrangiam tópicos como vestimentas, decoro e considerações práticas. Por exemplo, cavalheiros sempre deviam deixar suas espadas na porta!
Muitos manuais de etiqueta existem desde aquela época, incluindo o de Thomas Wilson. Ele era o mestre de danças no King’s Theatre Opera House e, regularmente, um anfitrião de bailes. As regras que serão descritas a seguir foram retiradas do livro de Wilson (Etiquette of the Ball-Room) de 1815.
O mestre de cerimônias controlava o salão de baile. Ele era responsável pelas apresentações, por apresentar os músicos, por aprovar ou rejeitar as danças, por manter a ordem e resolver qualquer disputa que surgisse.
Durante a dança, a primeira dama escolheria o tom que seria executado. Quando as danças eram executadas em sets mais compridos, o primeiro casal começava a dança e repetia durante todo o set, com os outros casais se juntando a eles durante a execução. A dança não terminava até o primeiro casal voltar ao início do set (uma única dança podia levar meia hora ou mais para ser finalizada!).
Comportamento geral
Muitas das regras de etiqueta de Wilson se referiam à condução ordenada do baile:
– Cavalheiros não devem entrar em um salão de baile com botas ou bengalas, ou com calças compridas (calças até o joelho, acompanhadas de uma meia que subia até o joelho eram as mais adequadas, embora essa regra tenha começado a ser relaxada a partir de 1826).
– Nenhuma pessoa devia assobiar, bater palmas ou fazer qualquer barulho durante as quadrilhas.
– Estalar os dedos durante as quadrilhas e os reels (dança escocesa), e os gritos que frequentemente são utilizados, devem ser evitados, pois se espelham em costumes das nações bárbaras.
– Duas mulheres não devem dançar juntas sem a permissão do mestre de cerimônias. (Com o exército na França e a marinha em alto mar, havia uma escassez de homens. Jane Austen escreveu em suas cartas: “Na ausência de mulheres, cavalheiros às vezes formam pares de dança. Nesses casos, eles devem sempre ficar no fundo”).
– Se um homem ou uma mulher estiverem sem parceiro, eles devem falar com o mestre de cerimônias – que tem o dever de arranjar alguém, se possível.
A primeira dança
Se convidados o suficiente souberem dançar o minueto, as seguintes regras podem ser interessantes:
– A dança mais elegante e adequada para abrir um baile é o minueto.
– Quem quiser dançar o minueto deve comunicar sua intenção ao mestre de cerimônias assim que chegar no salão de baile.
Antes da dança começar
– Quando chegam no salão de baile, cada mulher deve receber um cartão de dança com um número do mestre de cerimônias. A primeira recebe o cartão número 1 e assim por diante. Elas devem deixar o cartão em um local aparente.
– Se alguma mulher perder seu cartão de dança, ela deve se dirigir ao mestre de cerimônias para pedir outro.
– Qualquer pessoa que deixe o salão logo após a dança será desrespeitoso com seu parceiro, com exceção de quando as danças encerraram naquela noite.
Durante a dança
– Nenhum casal deve deixar a pista de dança até que a dança acabe.
– Qualquer casal que se levante depois de a dança ter começado deve permanecer no fundo.
– Não se pode dançar a mesma dança na mesma noite.
– Quando a dança acabar, o mestre de cerimônias deve fazer um sinal para a banda, a fim de evitar aplausos desnecessários e etc.
Fonte: Regency Dances
Imagem em destaque: Pinterest
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