Minha viagem para Bath: Jane Austen Centre e visita a uma das locações da série Bridgerton

Hoje vim falar mais um pouquinho dessa viagem que fiz e que foi um sonho realizado! Um dos passeios que não poderiam faltar na minha lista era conhecer Bath, certo? Uma cidade importantíssima para a Jane Austen – tanto que é cenário de dois dos seus romances (Persuasão e A abadia de Northanger).

Começando do início: como eu fui para lá?

Eu contratei os serviços de um guia para outros dois passeios (castelo de Highclere e a casa museu da Jane Austen em Chawton), mas o passeio para Bath eu fiz sozinha. Primeiro porque eu queria ‘perambular’ um pouquinho pela cidade (que é simplesmente l-i-n-d-a) e segundo porque era o mais fácil para se fazer sozinha hahaha. Basta pegar um trem na estação Paddington de Londres que vai direto para a estação Bath Spa (são cerca de 50 minutos de viagem, mas o trem é super confortável e ainda dá para ir observando as paisagens da Inglaterra). Se não me falha a memória, ida e volta fica por 60 libras – que é bem carinho quando a gente converte para real, mas eu já tinha “guardado” uma parte das libras que levei justamente para isso.

Eu não sei se a cidade que é muito pequena, ou se tudo que eu queria ver ficava perto, mas o fato é que tudo que fiz em Bath eu fiz a pé (inclusive ficar doida em algumas lojas hahaha). Passei pela Pump Room, fui até o Jane Austen Centre, segui para o Royal Crescent e aí visitei a Number 1 Royal Crescent, que serviu de locação para as gravações da série Bridgerton (aparentemente é a casa das Featherington). Ah, os ingressos para o centro da Jane Austen e a Number 1 Royal Crescent eu comprei antes de viajar, pela internet (cerca de 10 libras cada um). Vale super a pena!

Sobre o Jane Austen Centre

O Jane Austen Centre fica no número 40, Gay Street, e foi minha primeira parada. Eu perguntei em uma loja se as vendedoras podiam me explicar como chegar lá e, para minha surpresa, duas vendedoras não sabiam nem que o centro existia em Bath! A outra já adorava Jane Austen e me explicou o caminho bem certinho. É uma caminhada bem gostosa, a cidade é realmente linda e nós vamos passando por lojas, por praças, restaurantes, um calçadão onde artistas ficam tocando, etc. E, nesse meio, passamos bem na frente da Pump Room!

Dá pra entrar conhecer, mas como meu itinerário estava meio apertado (era meu penúltimo dia de viagem, e eu ainda queria passear em Londres haha), eu não entrei dessa vez (e também é motivo pra voltar, né?). Maaaas voltando ao ponto que é a visita ao Jane Austen Centre: eu cheguei lá com o ingresso comprado e não tinha fila nenhuma. Algumas pessoas tirando foto com a Jane Austen da entrada, mas só. Aliás, eu tirei uma foto ali, mas ficou uó e, portanto, é uma foto apenas para acervo pessoal kkk.

O início do tour pelo lugar começa pela sala onde estão expostos alguns trajes usados pelos atores nas gravações do filme Persuasão (que eu amo!!):

Olha a roupa da Anne ali!

E aí, do lado dessa sala, nós assistimos um vídeo sobre a Jane Austen e o centro, e então uma funcionária (vestida com trajes de época) nos busca e dá uma mini palestra sobre a família Austen. É obrigatório assistir a palestrinha, mas eu imagino que se a pessoa não entender nada de inglês e explicar isso para os funcionários, talvez possa ser liberada (aliás, esse é um passeio que não recomendo muito para quem não sabe falar inglês). De qualquer forma, acho que a palestra não leva nem 10 minutos e aí nós podemos conhecer o restante do local.

Minha opinião: foi legal porque eu sou fã da Jane Austen, mas eu confesso que esperava mais. A impressão que tive foi que fui fazer o passeio apenas para ver quadros nas paredes rs:

Alguns dos quadros eram bastante interessantes. Olha esse com a certidão de casamento de George e Cassandra Austen!
Essa é a primeira edição de Emma, dedicada por Jane Austen para George IV (enquanto ele era o príncipe regente).

O mais legal, para mim, foi ver as réplicas das roupas e a réplica de uma loja que era super famosa na época em que Jane Austen viveu em Bath:

Uniforme da marinha, como o irmão de Jane Austen usou!
O tradicional vestido da época da regência!
Roupas de baile
A réplica da The Milliner’s Shop: homens e mulheres frequentavam a loja para comprar chapéus, luvas, leques, escovas, camisas… enfim, tinha de tudo um pouco!
Esses biscoitinhos são feitos como os biscoitinhos da época e os visitantes podem provas. Para quem tiver curiosidade: não tem gosto de nada hahaha.
Frasquinhos com as fragâncias que as mulheres usavam na época. Eram bastante cheirosas, se preciso ser sincera hehe.

Como eu já tinha visitado a casa museu de Jane Austen em Chawton, eu achei que o Jane Austen Centre me deixou com um gostinho de quero mais, mas eu jamais diria para não visitarem o lugar (até porque eu não fiz a “visita completa”: não fui tomar chá no Regency Tea Room. E sabe que dizem que o Mr. Darcy aparece por lá de vez em quando?

Ah, não posso esquecer de dizer que, no final da visita, dá pra tirar foto com um Mr. Darcy (que lembra vagamente o Colin Firth) e dá pra escolher acessórios da época para usar na hora do flash! Eu tirei a foto (sem nenhum acessório), mas a foto conseguiu sair pior do que a minha foto com a Jane na frente da casa rs. Também tem alguns funcionários que ficam andando com as roupas daquele tempo e nos chamando de “madame” pra lá e pra cá, mas com eles eu tive vergonha de tirar foto. Aliás, se forem visitar, não façam isso. Peçam a foto e aproveitem! Eles foram super simpáticos com todo mundo que pediu, eu que fui bocó rs.

Por fim, é claro, tem a lojinha, e essa sim é uma perdição total hahaha. Eu só não levei metade da loja porque eu ia convertendo os valores e ficava com a maior dó de pagar 50 reais em um sabonete, por exemplo rs! Eu já tinha gastado boa parte das minhas libras na loja da casa museu da Jane Austen, mas na lojinha do Jane Austen Centre tinha várias coisinhas diferentes e eu fiquei maluca igual. Tem até a réplica do anel da Jane! Lindo, lindo, realmente um sonho, mas custava 150 libras, então eu nem cogitei. Quem sabe um dia rsrs!

Sobre a Number 1 Royal Crescent

Quando eu fui comprar ingresso para visitar essa casa, que nada mais é do que uma casa que mantém a estrutura e a decoração georgiana, eu não sabia que ela serviria de locação para a série Bridgerton. Era um lugar que eu sempre quis conhecer e então resolvi que ia. Foi só quando entrei no site para comprar o ingresso que vi um recado dizendo que em tal e tal dia a casa estaria fechada em razão das gravações de uma produção de época da Netflix. Só podia ser os Bridgertons né? hahaha. Quase endoidei!

Posso adiantar uma coisa: as cenas gravadas lá com certeza vão ser lindas de se ver! No Instagram do blog tem alguns vídeos que eu gravei lá, mas, falando sério, acho que só visitando. A gente entra em uma atmosfera incrível: é tanto luxo, tanta beleza! Ah, sim, as pessoas tinham muito menos conforto do que temos hoje em dia, mas não há dúvidas de que tinham muito mais bom gosto e eram muito mais caprichosas rs!! Para quem gosta de clássicos/romances históricos/romances de época, a visita ao Royal Crescent nº 1 é imperdível! A gente vai imaginando as cenas em cada pedacinho, sabem?

Vou colocar algumas fotos para vocês aqui, quem sabe não dá pra imaginar os Bridgertons em ação?

Mesa de café da manhã posta. Aquela abertura na parede, ali atrás da mesa mesmo, é onde ficava guardado um penico.
Quarto da dama da casa
Escrivaninha na sala de café da manhã. Olha que maravilha poder ver de pertinho esses objetos!
Sala de estar
Escritório da governanta

Depois que eu já tinha voltado de viagem que fui ver que minhas fotos ficaram bem precárias hahaha, mas eu peço que vocês me perdoem! Foi a primeira vez que tentei “documentar” um passeio. Em dezembro vou para Londres de novo e prometo que meus registros vão ser melhores hehe.

Espero que tenham gostado! Nos próximos posts vou falar da casa museu da Jane Austen e do museu do Charles Dickens. Existe mais alguma coisa que vocês gostariam de saber da viagem?

Um beijo grande, com carinho,

Roberta.

Postado por: Roberta Ouriques

Comentários

Posts relacionados