Nobres viúvas

Uma vez, lendo o site da Julia Quinn (eu acho que estava procurando um e-mail dela rs), eu acabei enquanto no FAQ – Frequently asked questions – da página. Lá, dentre as inúmeras perguntas sobre os livros dela e tantos outros assuntos, tinha uma pergunta que me chamou o interesse: “Onde posso aprender mais sobre os títulos de nobreza ingleses?”. Isso aconteceu lá nos primórdios das minhas pesquisas (especialmente sobre o período da Regência), mas até hoje é um dos sites que eu mais utilizo (e olha que já li ele inteirinho). Lá nós encontramos as formas corretas de endereçar um nobre, sobre títulos de cortesia, títulos para mulheres, etc. Não que eu vá entrar nesse mundo algum dia, mas vai que eu escrevo um livro? Admito que eu iria preferir ?

Enfim, eu escolhi um dos temas que aparecem bastante nos livros de época que estão saindo hoje em dia para postar por primeiro, mas eu tenho certeza que irei usar bastante esse site para trazer bastante informação para o blog.

 Quando uma mulher se transforma na baronesa-viúva, viscondessa-viúva, condessa-viúva, marquesa-viúva, duquesa-viúva?

A regra é a seguinte: a viúva de um nobre somente será chamada de “título-viúva” se seu marido fosse detentor do título e se o atual detentor do título for descendente direto do marido falecido. Simplificando: a “título-viúva” é a mãe, madrasta ou avó do atual detentor do título e viúva do detentor anterior.

Se a mulher se enquadrar nessa regra, ela assume o “título-viúva” logo após enviuvar. Contudo, ela continuará a ser chamada de “lady + título” até que o novo nobre se case (por exemplo: continuará sendo chamada de lady Granville até que lorde Granville se case e, consequentemente, exista outra lady Granville).

As regras para endereçar a viúva durante uma conversa são as mesmas utilizadas quando seu marido estava vivo, exceto se, com essas regras, alguma confusão seja criada. Aí ela poderá ser chamada de “a título-viúva de Granville” ou, “Amabel, título de Granville” para se fazer a diferenciação entre ela e a nova esposa do nobre detentor do título.

Espero que tenham gostado!

Com carinho, Roberta.

Postado por: Roberta Ouriques

Comentários

Posts relacionados